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Educação e Capacitação: Modelo de qualidade para o Brasil

13:37 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O Ceará é referência no Brasil quando o assunto é educação. O Estado tem 18 municípios entre os 20 brasileiros com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o Ioeb 2021. Este índice traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens. Engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais que estão presentes no município: estadual, municipal e privada. Trata-se de um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal e o Brasil, como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos cidadãos.

Para compor o modelo, foi observada a relação entre três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e também controle de background familiar. O primeiro fator diz respeito aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e à taxa líquida de matrícula do Ensino Médio. O segundo é relacionado à escolaridade dos professores, ao número médio de horas-aula por dia, à experiência dos diretores e à taxa de atendimento na Educação Infantil. E o terceiro leva em conta a escolaridade média dos pais.

Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o Brasil. Com nota 5,5, o Ceará também conquistou a primeira posição no Ioeb entre os estados nordestinos. Na média nacional, aparece em 2º lugar no Brasil, estando atrás apenas de São Paulo. No ranking das capitais, Fortaleza aparece na 3ª colocação, empatando com Curitiba, tendo à frente as cidades de São Paulo e Teresina. Também alcançaram destaque nacional, pelo Ceará, os municípios de Milhã, Ararendá, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Pires Ferreira, Martinópole e Quixeramobim, que se encontram entre a 3ª e a 10ª colocação geral.

O Ioeb é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

Educação Superior
O Governo do Ceará tem como objetivo na área da Educação Superior, uma oferta inclusiva e de qualidade em todo o Ceará, com a valorização dos professores e servidores e o fortalecimento das universidades.

O Ceará já conta com sete universidades, sendo três estaduais, três federais e uma privada), além do Instituto Federal do Ceará. Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca) integram as instituições de ensino superior de responsabilidade estadual e vinculadas à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Na esfera Federal, se destaca o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), cuja reitoria é sediada em Fortaleza. A instituição foi criada nos termos da Lei. Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e de Iguatu. Vinculado ao Ministério da Educação, é uma autarquia de natureza jurídica, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. Tem forte atuação nas áreas da pesquisa e da extensão, com foco especial nas linhas atinentes às áreas técnica e tecnológica. Além de Fortaleza, está presente em outros 34 municípios do Ceará.

Expansão do Ensino Superior
O Ceará contará com sete novas sedes para as três universidades estaduais no Interior, saltando de 16 para 23 municípios, um incremento de 44% na disponibilidade de Educação Superior estadual, a maior expansão na educação superior pública estadual da história. Além disso, estão sendo criados novos cursos para cinco campi já existentes, como Medicina em Crateús, Quixeramobim e Crato, além de Agronomia em São Benedito. Outro destaque do anúncio foi a confirmação de 693 vagas em concurso público para professores efetivos.

Estas ações fazem parte da Política de Expansão do Ensino Superior do Estado do Ceará criada para garantir a inserção dos jovens cearenses em um curso superior que atenda às demandas de profissionais qualificados para fomentar o desenvolvimento local, observando a vocação de cada região. A rede estadual de educação superior do Ceará conta com cerca de 40 mil estudantes matriculados.

Maior produção científica da história
A produção científica do Ceará teve, em 2020, um crescimento de 16,7% no número de publicações de artigos científicos em periódicos internacionais de língua inglesa em relação a 2019. Em todo o Brasil, o crescimento desse tipo de publicação foi de apenas 5,1%. A informação é da Web of Science, entidade sem fins lucrativos que cataloga e acompanha a produção de pesquisadores do mundo todo.

Todas as universidades cearenses aumentaram sua produção científica nos últimos cinco anos. O destaque é para as universidades públicas estaduais: a Universidade Regional do Cariri (Urca) aumentou em 79%, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) cresceu 26,5% e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) manteve a estabilidade no número de publicações internacionais.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento (Funcap), órgão vinculado à Secitece, é citada no estudo como a financiadora de 9% dos artigos publicados. Em 2020, as bolsas ofertadas pela instituição demonstraram crescimento no mestrado (de 594 para 611) e no doutorado (de 464 para 473).

A Funcap desenvolve o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI). A iniciativa tem como objetivo conceder bolsas e auxílios para pesquisadores com doutorado e vínculo com Instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa de municípios do interior do Ceará, para estimular a fixação desses profissionais nas regiões e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação em áreas que ficam fora da Região Metropolitana de Fortaleza. O último edital, lançado em 2020, investiu 6,4 milhões de reais (cerca de 1,2 milhão de dólares) no programa.

Investimento em bolsas de pesquisa, iniciação científica e permanência estudantil
O Governo do Ceará está investindo 92 milhões de reais (cerca de 17,3 milhões de dólares) em formação acadêmica e pesquisa para garantir 2.054 bolsas, por meio de parceria com a Secitece e a Funcap. A iniciativa impulsiona o desenvolvimento científico e apoia os pesquisadores cearenses. A oferta atende instituições de ensino superior públicas e particulares, além de unidades de pesquisa.

Os estudantes em situação de vulnerabilidade também podem contar com apoio financeiro para sua permanência na universidade. Por meio do Programa de Bolsa de Permanência Universitária, o Governo do Ceará, através da Secitece, tem destinado cerca de 10 milhões de reais (cerca de 1,88 milhão de dólares) anualmente para as ações de assistência estudantil nas três universidades estaduais (UVA, Uece e Urca), pagas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Para possibilitar acesso à internet adequado para o acompanhamento das aulas e demais atividades remotas pelos estudantes a Secitece investiu 1 milhão de reais (cerca de 188 mil dólares) na compra de mais de 10,5 mil chips entregues aos estudantes de graduação da Uece, UVA, Urca e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Uece: Hospital Universitário do Ceará
O novo Hospital Universitário do Ceará está sendo construído dentro do campus da Uece, no bairro Itaperi, em Fortaleza, e ocupará uma área de 79,5 mil m2. O HUC representa um importante reforço na oferta de atendimento à população, aliado à formação de novos profissionais, em uma perspectiva de valorização da saúde e da educação públicas e da ciência.

O HUC será o maior hospital do Estado e contará com 654 leitos de internação, distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), 7 pavimentos e heliponto. A expectativa é que as obras sejam concluídas ainda em 2022.

Veja aqui as informações sobre a Cadeia da Saúde d Ceará.

Geopark Araripe: o primeiro das Américas
Vinculado à Secitece e Urca, o Geopark Araripe, reconhecido como o primeiro geoparque das Américas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) situa-se no sul do Estado do Ceará, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. De 2015 a 2021, a Secitece investiu cerca de 1,4 milhão de reais (cerca de 264 mil dólares) para a área de Paleontologia no Cariri.

Em 2021, mais de 300 fósseis apreendidos em operação da Polícia Federal foram repassados à Urca. O material está sob a salvaguarda do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e disponível para pesquisas científicas. No mesmo ano, também foram devolvidos ao Museu 35 peças vindas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, dentre elas um fóssil da aranha Cretapalpusvittari, o mais velho registrado em toda a América do Sul, sendo datado da Era Mesozóica, entre 250 e 65 milhões de anos atrás.

O Geopark Araripe recebeu um reforço na sua área de pesquisa. Em abril de 2022, 11 pesquisadores visitantes chegaram ao Cariri com o objetivo de fortalecer e consolidar as ações do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, triplicando o número de cientistas em atividade na instituição.

Educação a distância: Universidade Aberta
O Ceará finalizou o ano de 2021 com 39 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), instalados em 37 cidades e atendendo aos 184 municípios cearenses. A UAB é responsável pela formação superior a distância, com oferta principal de cursos voltada aos docentes do ensino básico, atuando no Ceará há 15 anos.

A Universidade Aberta do Ceará (UACE) irá garantir a continuidade da educação a distância no Estado, beneficiando estudantes de municípios com baixo IDH e em situação de vulnerabilidade, oportunizando o acesso ao ensino superior. Para sua implantação serão investidos cerca de 480 mil reais (cerca de 90 mil dólares), por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Serão ofertados cursos superiores, tecnológicos e técnicos, além de atividades de extensão e pesquisa para os cearenses.

Qualificação também é prioridade
Promover a educação profissional para o mundo do trabalho. Esse é o objetivo das ações do Qualifica Ceará, um programa da Secitece que visa a qualificação inicial e continuada da população cearense. As iniciativas beneficiam ainda milhares de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social por meio da promoção de cursos e oficinas em diversas áreas do conhecimento.

Estas são suas principais ações

-UTD: Qualificação Profissional e Inclusão Digital: Com cursos que vão desde uma formação básica até níveis mais avançados, a Universidade do Trabalho Digital (UTD) proporciona formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas, promovendo o desenvolvimento do Estado e facilitando a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho. Desde sua criação, em 2012, foram mais de 10 mil pessoas certificadas e quase 700 turmas abertas. Entre os cursos mais procurados, estão Design Gráfico, Informática Básica, Informática para o Mercado de Trabalho, Introdução à Programação, Linguagem de Programação (Java e PHP), Suporte e Manutenção de Computadores, Redes de Computadores e Web Design.

-CVTs e CVTecs: cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores: Mais de 3 milhões de reais (cerca de 566 mil dólares) foram aplicados, através de emenda parlamentar, para a reestruturação dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), unidades que oferecem Cursos de Formação Inicial e Continuada para trabalhadores em diversas áreas. São 30 CVTs espalhados pelas 14 macrorregiões do Ceará, qualificando mais de 66 mil pessoas nos mais de 3450 cursos ofertados. O trabalho de reestruturação dos CVTs foi realizado pela Secitece, com apoio do Ministério da Ciência, TecnologiaI e Inovações (MCTI) e incluiu a entrega de novos laboratórios vocacionais nas áreas de Agronegócio, Indústria e Comércio e Serviços, abrangendo equipamentos nas áreas de soldagem, manutenção de motos, design e moda, manutenção predial, refrigeração e climatização, segurança no trabalho, CAD, processamento de alimentos e manutenção de computadores. Já os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) localizados em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante promovem cursos de educação profissional técnica de nível médio em áreas como agricultura, gastronomia, metalurgia, meio ambiente e eletromecânica. Promovem ainda a extensão tecnológica, com cursos aos trabalhadores e assistência aos produtores.

A ação, de caráter multi-institucional, surge a partir da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará. É resultado de uma proposta conjunta do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc); do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece); e Planejamento e Gestão (Seplag), por intermédio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

Programa C-Jovem


O Programa C-Jovem, de capacitação para estudantes da rede pública tem a meta de capacitar 100 mil estudantes nos próximos cinco anos, focando no desenvolvimento de tecnologias, como por exemplo, Infraestrutura 5G, Desenvolvimento Android e Computação em Nuvem.

O projeto-piloto se iniciou com a implantação do programa na rede pública estadual de ensino e já capacitou até aqui cerca de 200 professores, que estão repassando seus conhecimentos a 4.358 alunos em cursos técnicos sobre temas como Rede de Computadores e outros temas de Ciência da Computação em 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional.

Funciona por meio de células de atuação, onde cada uma é composta por um coordenador que apoia jovens tutores provenientes do ensino superior. Esses, por sua vez, apoiam estudantes do ensino médio. O programa será executado por meio de projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior e terá duração de um ano, considerando um período de imersão nas empresas parceiras para que o estudante possa utilizar os conhecimentos na prática.

Entre os objetivos do Programa C-Jovem estão alcançar resultados com a retenção de talentos pelo aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo; melhorar a ofertas de profissionais de TIC, em quantidade e em formação curricular, de forma conectada com a demanda de um setor estratégico para o país; incluir os jovens em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico; e reforçar a parceria governo-academia-empresas, todos alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação.

Veja aqui mais informações sobre o hub tecnológico do Ceará.

Faculdades de Tecnologia (FATEC)
As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em Juazeiro do Norte e em Quixeramobim oferecem cursos para formação de técnicos de nível médio, tecnólogos de nível superior e pós-graduação latu sensu para os residentes no Cariri e Sertão Central. Entre os destaques, a reabertura do vestibular e processo seletivo dos cursos Técnicos de Nível Médio das Fatecs e a renovação de credenciamento das unidades de ensino, além da renovação do reconhecimento dos cursos no Conselho Estadual de Educação e MEC. As duas Fatecs também passaram a fornecer alimentação aos alunos em regime integral de estudos e bolsistas. Foi implantado o novo laboratório de Robótica na Fatec Cariri e inaugurado ainda o novo Laboratório de Análise do Leite na Fatec Sertão Central, que proporciona a melhoria da qualidade deste produto em toda a região.

CTTC: Profissionais de excelência para o Pecém
O Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC), localizado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, é um dos principais instrumentos para promover a capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado.

No complexo, são ofertados diversos cursos em metalmecânica, construção civil, transporte e logística e petroquímica possibilitando a formação inicial e continuada de cerca de 1,2 mil pessoas por ano, beneficiando trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste e Fortaleza, entre outros municípios.

Para o funcionamento do CTTC, cedido para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foram investidos recursos da ordem de 33 milhões de reais (cerca de 6,22 milhões de dólares) em obras e equipamentos.

O CTTC também conta com uma Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp. Os recursos para a construção da usina somam quase R$ 1,3 milhão e foram obtidos através de convênio firmado entre o Governo do Ceará/Secitece e o MCTI. A instalação do equipamento é a primeira etapa de um projeto que prevê a criação do Complexo de Energias Renováveis no CTTC Pecém e que incluirá ainda um laboratório. Ao todo, serão destinados 6 milhões de reais (cerca de 1,1 milhão de dólares) para o projeto, frutos do convênio.

Multimídia
Programa de Rádio: Ermerson Silva, líder de Inovação do Garagem Lab da UniFAP

Live: Carlos Décimo, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), e Wally Menezes, Reitor do IFCE

Live: Açucena Gois, CEO e fundadora da IDSoft, e Igor Pontes, CEO e co-fundador da Pesse LogTech

Podcast: Kennedy Montenegro, secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará

Podcast: Hidelbrando Soares, reitor da Universidade Estadual do Ceará