Ceará

Home > Ceará > Apresentação: Experiência Multiformato

Apresentação: Experiência Multiformato

20:14 17 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O Guia do Ceará – Terra das Oportunidades é uma plataforma de comunicação multimídia com informações sobre o Ceará, suas áreas de oportunidades, suas vantagens competitivas como um excelente destino de investimentos, os aspectos regulatórios e os incentivos fiscais. A plataforma conta com reportagens sobre os mais variados setores de investimento do Ceará, entrevistas com empresários, técnicos, consultores e especialistas, em diferentes formatos, digital, audiovisual, podcast e programa de rádio.

A plataforma está dividida em seções. Na seção O Ceará, são apresentadas as principais informações sobre o Estado do Ceará, com infográficos e dados econômicos, suas vocações regionais, seus projetos de desenvolvimento, como o Ceará Veloz e o Ceará 2050, além de informações sobre o setor educacional e de capacitação.

A seção Onde Investir apresenta os principais setores econômicos de atração de investimentos, como Energia, Logística, Hidrogênio Verde, Economia do Mar e Cadeia da Saúde, por exemplo. Ela mostra como o setor está configurado hoje no Ceará, os projetos previstos para a área e entrevistas com especialistas, consultores e empresários sobre cada tema.

Em Por que Aqui, a plataforma reúne informações sobre os benefícios fiscais, agências reguladoras, preparado por uma equipe de especialistas no assunto. Ela apresenta também o modelo de ambiência de negócios do Ceará e uma série de projetos do Estado que fazem a diferença em um Ceará que avança trabalhando junto com o setor privado, a academia e a sociedade civil.

Na seção Entrevistas, a plataforma apresenta mais de 30 entrevistas com empresários, líderes setoriais, reitores de universidades e autoridades do Estado. E em Multimídias, mais entrevistas em formato de podcast, lives, programas de rádio e programas de TV.

A plataforma também dá acesso ao Portal de Serviços para o Investidor, uma ferramenta online da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) que reúne em um só lugar todas as informações referentes a procedimentos para investimento, abertura de empresas, acesso aos órgãos da administração pública do Ceará, como por exemplo para a própria Sedet e suas agências vinculadas.

Por que o Ceará?
Em um contexto global de enorme competição pela atração de investimentos, o Ceará, décimo sétimo Estado do Brasil em extensão territorial, localizado na chamada esquina do Oceano Atlântico, está preparado para liderar o enorme desafio de receber os investimentos, torná-los viáveis economicamente, respeitando o meio ambiente e as características da formação social e cultural da sua população, garantindo o crescimento das empresas, com inclusão e um desenvolvimento regional equilibrado.

O primeiro passo já está mais do que consolidado. A geração de confiança para esta atração de investimentos vem sendo construída há algumas décadas com a estratégia de garantir que as políticas de desenvolvimento sejam políticas de Estado, impedindo que governos se desviem dos rumos traçados para garantir as metas estabelecidas. Além disso, confiança exige governança, investimentos públicos, programas de produção integrados, infraestrutura de qualidade, mercado consumidor, alianças entre universidades, empresas e governo, cuidado do meio ambiente, boas políticas de financiamento e benefícios, regras claras, inovação e, principalmente, inclusão.

O Ceará – Terra das Oportunidades mostra que o Ceará responde a estas exigências, com um projeto de desenvolvimento consolidado como política de Estado, regulamentado por Lei, vislumbrando os próximos 30 anos. Ele é sustentável, pois o Ceará está na vanguarda da produção de hidrogênio verde, atraindo gigantes globais do setor de energia com os quais já assinou 24 Memorandos de Entendimento para a viabilização do hub, estruturando uma cadeia produtiva que também vai impulsionar a geração de energia renovável, eólica e solar, segmento em que o Ceará também foi pioneiro e se destaca hoje com uma capacidade instalada de 2,5 GW em eólica e 0,5GW em solar.

Em termos geográficos, sua localização estratégica é outro diferencial competitivo. Muito próximo da Europa, América do Norte, África e Ásia, o Ceará conta com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, um terminal offshore de nível internacional, que abriga a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil, com mais de 6.000 hectares para empreendimentos, oferecendo benefícios fiscais e segurança jurídica, operado em parceria com o Porto de Roterdã. Lá, funcionam importantes empresas das áreas de siderurgia, construção e energia.

Em infraestrutura, O Ceará é também é um hub tecnológico, com 18 cabos submarinos transoceânicos que o interligam ao mundo, além de possuir um cinturão digital com 140 mil quilômetros de fibra ótica, lançadas junto a parceiros privados, distribuídas em seus 184 municípios. O hub aéreo do Ceará movimenta mais de 7,2 milhões de passageiros por ano, atraídos pelas oportunidades de negócios e por um litoral cheio de belezas naturais, bons ventos para a prática de esportes aquáticos e uma cultura marcada pela hospitalidade de seu povo.

Na área educacional e de capacitação, o Ceará é reconhecido por contar com 79 das 100 melhores escolas de ensino básico do Brasil, um sistema de formação superior muito bem integrado e distribuído pelo seu território, e diversos projetos educacionais, além uma produção científica que se destaca do resto do Brasil.

Por tudo isso o Ceará está pronto para receber seus novos parceiros para que, nas palavras de Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, “venham qualificar essa base de empresas que produzem, que geram empregos, e não só produzir, mas também aumentar a riqueza do Estado para que, através dessa riqueza, possam se apropriar e transferir esses recursos de uma forma mais inclusiva”.

Multimídia
Programa de TV: Maia Junior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará

Podcast: Maia Junior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará