Ceará

Home > Ceará > As Vocações Regionais do Ceará

As Vocações Regionais do Ceará

13:08 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O Ceará foi dividido em 14 regiões de planejamento do Estado com o objetivo de fortalecer a competitividade de todos os municípios do Estado por meio do estímulo à inovação em suas principais cadeias produtivas, gerando e distribuindo riqueza, retendo e atraindo talentos.

O Programa Clusters de Desenvolvimento Sustentável e Inovação, utilizado para definir as vocações regionais do Ceará, tem o objetivo de introduzir inovações aos respectivos setores econômicos de maior potencial, cuja formação de ensino superior e profissionalizante especializadas tenham maior oferta em uma determinada região.

Metodologia
Os estudos para a priorização dos setores seguiram uma abordagem multimétodos. Num primeiro momento, com base em dados secundários, por setor e por região de planejamento, foi elaborado um método quantitativo que resultou num ranking de setores por região. Os dados utilizados foram:

1. Participação no PIB

2. Crescimento do PIB

3. Número de empregos

4. Número de estabelecimentos

5. Salário Médio

6. Número de matrículas (curso técnico, superior e pós-graduação)

7. Número de cursos (curso técnico e superior)

A definição dos pesos aplicados foi baseada na sequência de Fibonacci. Primeiramente, considerou-se o PIB como a variável mais importante, portanto com maior peso (peso igual a 8), pois o PIB traduz melhor a representatividade do setor na região, dado que expressa todos os bens e serviços finais transacionados na economia, captando inclusive o impacto das variáveis de emprego formal e informal. Portanto, a participação do PIB revela a relevância do setor, comparado a outros, e o crescimento expressa o dinamismo da atividade na região.

Em segundo lugar, o salário médio, com peso 5, revela a renda média dos trabalhadores no setor. Para o projeto, é importante dinamizar setores com renda média mais alta. Considerando que o objetivo do projeto foca na qualidade dos empregos gerados, não necessariamente na quantidade, o peso 3 foi definido para a variável vínculos. Para a variável estabelecimentos foi definido o peso 2, buscando considerar o efeito de aglomerações de empresas no cluster.

A variável número de matrículas (nível técnico, superior e pós-graduação) foi definida com peso 3, dado a relevância da demanda da população pelos cursos ofertados. Dessa forma, a variável número de cursos (nível técnico e superior) foi definida com peso menor, igual a 2, por se tratar de uma variável que apresenta correlação com o número de matrículas.

Para a fase qualitativa, foi levada em consideração a análise técnica de membros de diferentes setores produtivos, da academia, do governo e da sociedade civil das regiões abordadas. Além desse ponto, foram considerados o potencial de inovação e o conhecimento sobre a economia informal, assim como informações sobre importantes acontecimentos e previsões, que não foram revelados pelos dados.

Clique na região para conhecer as vocações regionais de cada uma delas.

Veja aqui, todos os municípios do Ceará.

Multimídia
Live: Júlio Cavalcante, secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e Ricardo Maciel, sócio diretor da Ortusolis Tecnologia

Podcast: Julio Cavalcante, secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação do Ceará