Onde Investir

Home > Onde Investir > Cadeia da Saúde: Inovar para cuidar

Cadeia da Saúde: Inovar para cuidar

14:01 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O setor de saúde do Ceará vem se desenvolvendo com uma forte vocação em inovação e pesquisa. A Fiocruz Ceará, uma das mais conceituadas instituições da área da saúde do mundo, tem liderado esse desenvolvimento, atraindo a atenção internacional. O Instituto Pasteur, da França, especializado no estudo da biologia dos microorganismos, das doenças e vacinas vai iniciar uma cooperação com a Fiocruz para acelerar o desenvolvimento de pesquisas e insumos para o tratamento de doenças crônico-degenerativas (incluindo câncer e esclerose múltipla).

O Ceará também vem trabalhando para a concepção, implantação e dinamização de dois Distritos de Inovação em Saúde que conjugam serviços, pesquisa, desenvolvimento de tecnologia, aproveitando o capital humano e a infraestrutura de universidades e hospitais existente. 

O Ceará conta com uma ampla rede de mais de 200 hospitais, entre públicos e privados, como, por exemplo, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), diversos Hospitais Regionais, como o Hospital Regional do Norte, o Hospital Regional do Cariri, o Hospital Regional de Icó, o Hospital Regional de Iguatu, o Hospital Regional de Itapipoca, o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, o Hospital Regional do Sertão Central, o Hospital Regional Unimed e o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe.

Além disso, e contando com mais de 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Ceará também possui muitos outros estabelecimentos hospitalares especializados, hospitais polo, hospitais/dia e Centros de Especialidades Odontológica (CEO), Policlínicas Regionais e Frotinhas (Hospital Distrital). Hoje, todas regiões do estado têm UTI.

Somado a isso, a região cearense possui mais de 12.000 leitos Clínico/Cirúrgico existentes, mais de 2.500 leitos voltados para área Obstétrica, mais de 2.700 leitos Pediátricos e mais de 4.000 leitos distribuídos em Outras Especialidades, Hospital Dia e Complementar. Além disso, são quase 100.000 equipamentos subdivididos em equipamentos voltados para Audiologia, Diagnóstico por Imagem, Odontologia, Manutenção da Vida, Métodos Gráficos, Métodos Ópticos, Infraestrutura e Outros Equipamentos. Isso demonstra uma ampla oportunidade para fabricação e fornecimentos de materiais, equipamentos de saúde e atividades de serviço.

Os últimos anos foram de grandes desafios na saúde e o trabalho foi intenso em todas as regiões do Estado. Hoje, a rede pública é mais descentralizada, tinha 3 e hoje tem 18 áreas com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também é mais ampla, com a aquisição de 4 novos hospitais e a inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe. E para melhorar ainda mais os atendimentos, o Governo do Ceará ampliou de 5% para 15% os recursos do ICMS destinados aos municípios que atenderem aos critérios de qualidade, o que assegura uma saúde melhor para cada vez mais cearenses.

Distritos de Inovação em Saúde


Ao longo dos últimos anos, com o objetivo de materializar o incremento do setor da Saúde, o Governo do Ceará vem trabalhando para a concepção, implantação e dinamização de dois Distritos de Inovação em Saúde, sendo um localizado na cidade de Fortaleza e outro no município de Eusébio. Na capital cearense, Fortaleza, o distrito de Porangabussu tem foco na Cadeia de Serviços, Ciências da Vida e Desenvolvimento de Tecnologias Médias.

Este Distrito de Inovação em Saúde sedia grandes estabelecimentos de referência da cidade, como o Hospital Universitário Walter Cantídio, a Maternidade Escola, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), o Instituto de Ciências Médicas (ICM), a Universidade Federal do Ceará (UFC) com cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e o maior posto da regional atendendo 16 especialidades médicas (Posto Anastácio Magalhães).

No município de Eusébio, o Distrito de Inovação em Saúde possui foco na Indústria da Saúde nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, inclusive pesquisa avançada. Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, o Polo possui como âncora a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e um dos maiores fabricantes de vacina do Brasil, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Nesse Polo, as empresas que possuírem sinergia com a Fiocruz e que integrem a área de P&D desse segmento poderão fazer parte da oportunidade de se instalarem no Distrito.

“Aqui temos a base tecnológica, pesquisadores, mão de obra especializada. Além disso, existe o diferencial da logística, com portos com capacidade para escoar o comércio e aeroportos, o que é essencial”, afirma Carlile Lavor, coordenador geral da Fiocruz Ceará.

Quixeramobim na rota dos investidores do setor da saúde
A região localizada ao lado da área urbana do município de Quixeramobim possui condições para abrigar indústrias de equipamentos, mobiliário hospitalar, próteses e órteses, equipamentos de proteção individual, entre outros. A cidade já conta com o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Vai receber em breve um campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a criação da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (FACISC) com os cursos de graduação de Medicina e Enfermagem,

Além disso, a região fica situada no Sertão Central do Ceará e possui como vizinho o município de Quixadá, onde existe um grande campus universitário, com instituto de educação superior Estadual e Federal com reconhecimento nacional na área de Tecnologia da Informação (TI) e Inteligência Artificial (IA). Os alunos formados no campus de Quixadá são considerados alguns dos mais experientes profissionais do ramo de TI e de IA do Brasil.

Parceiros estratégicos
Hoje, o Ceará conta com grandes parceiros que são referências na Indústria da Saúde, produzindo medicamentos de alta qualidade, produtos para odontologia e oftalmologia, produtos para limpeza, beleza e higiene pessoal. Além disso, o Ceará conta com um dos maiores fabricantes de soros fisiológicos de pequeno volume e de soluções parenterais de grande volume do Brasil. O Ceará também conta com um conjunto de empresas voltadas para os laboratórios de medicina diagnóstica e uma rede de parceiros para atividades de Plano de Saúde.

Na área educacional, o setor da Saúde é o segmento com maior infraestrutura de formação de capital humano no Ceará. Conta com mais de 700 Cursos Técnicos, mais de 150 cursos de graduação, possuindo cursos de Mestrado, Doutorado e mais de 150 Grupos de Pesquisa. 

Uma das metas do Ceará é atingir a liderança brasileira em produtos de higiene pessoal, cosmético e perfumaria desenvolvidos de forma inovadora e sustentável, com um Polo biofármaco, farmoquímico e farmacêutico integrado.

Ceará 2050: Economia e Inovação em Saúde
“Os serviços de saúde estão na base das demandas sociais, exigindo urgência e padrão de qualidade. O Programa Economia e Inovação em Saúde parte desse princípio para propor uma transformação no ecossistema de saúde do Ceará e posicionar o estado entre os grandes centros de referência do Brasil e do mundo”.

Partindo desta premissa, o Ceará 2050, Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo do Ceará estabelece uma série de ações para potencializar o ecossistema de saúde do Ceará, organizadas de modo a pautar um modelo de desenvolvimento sustentável, compartilhado, baseado nas vocações do Estado.

O programa atua em seis tópicos relacionados aos Distritos de Inovação em Saúde, sendo eles: Infraestrutura e Urbanismo; Desenvolvimento Econômico; Equipamentos de Inovação em Saúde; Governança dos Distritos; Estudos de melhorias e ampliação. Os distritos de inovação em saúde do município do Eusébio e do bairro Porangabussu, em Fortaleza, serão aproveitados como pontos de partida do programa.

Todas estas ações envolvem a necessidade de investimentos, o que representa uma grande oportunidade para os investidores interessados em ampliar seus negócios no Ceará. Neste sentido, destacam-se:

-Elaborar planos urbanísticos, infraestrutura, de mobilidade e legislação da operação urbana dos distritos de inovação em saúde do Eusébio e do Porangabussu.

Realizar plano de atração de empreendimentos imobiliários, residenciais e comerciais para distrito do Eusébio.

-Elaborar o projeto e implantar os seguintes equipamentos: Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDI e Incubação); Centro de Inteligência; Escola de Cidadania (Porangabussu); Portal dos Distritos; Posto de Saúde Digital (modelo).

-Implementar e operar a gestão do Centro de Inteligência e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Ampliação dos investimentos PD&I em temas como RES, telessaúde, e-Saúde e Tecnologias Assistivas no Ceará.

-Realizar estudo para implantação de um operador logístico em saúde centralizado e com alcance global nas licitações, para regionalizar a assistência farmacêutica de distribuição de medicamentos e insumos e melhorar a gestão da cadeia de suprimentos nas unidades estaduais de saúde.

Veja aqui, na página 162, todas as ações do Plano Economia e Inovação em Saúde.

Multimídia
Live: Cibele Gaspar, mestra em Administração e Gestão Estratégica e diretora da Nexxi Assessoria Financeira, e o Doutor Carlile Lavor, coordenador geral da Fiocruz Ceará

Podcast: Cibele Gaspar, mestra em Administração e Gestão Estratégica e diretora da Nexxi Assessoria Financeira