Onde Investir

Home > Onde Investir > Turismo: Vantagens competitivas

Turismo: Vantagens competitivas

14:16 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O turismo do Ceará é um dos grandes motores da economia do Estado, instrumento de desenvolvimento, crescimento e transformação social. Depois da crise da pandemia, o setor projeta um grande crescimento para os próximos anos. O sucesso da campanha de vacinação fez com que o setor crescesse 51,6% em 2022, índice que colocar o Ceará no terceiro lugar entre os Estados do Brasil com o melhor desempenho. O turismo do Ceará é responsável por cerca de 11% do Produto Interno Bruto (PIB), além de gerar muitos empregos no setor de serviços.

Os números do setor finalmente foram igualados aos do pré-pandemia, pelo menos em relação aos turistas que chegam do Brasil. No segmento internacional, a recuperação é um pouco mais lenta, mas está ocorrendo. O turismo interno é visto como uma das soluções para o segmento desde os primeiros meses de retomada econômica, quando turistas que costumavam viajar para fora do Brasil começaram a investir em viagens intermunicipais e interestaduais.

O Ceará conta hoje com vantagens competitivas incomparáveis no que diz respeito ao turismo. Os investimentos em infraestrutura é um deles. A ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza, administrado pela multinacional alemã Fraport, a atração de um hub aéreo, a implementação de aeroportos regionais, os portos do Mucuripe e do Pecém e as rodovias estaduais reforçam as boas condições para receber os turistas.

Os atrativos naturais do Ceará fazem a sua parte. A grande estrela do momento é Icaraí de Amontada, conhecida carinhosamente como Icaraizinho, localizada no Distrito de Amontada, a 200 km de Fortaleza. Segundo Roberto Cariri, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Amontada, com a ajuda do turismo, o orçamento do município passou de 330 mil reais (cerca de 62 mil dólares), para 4,5 milhões de reais (cerca de 850 mil dólares), em apenas dois anos. O mundo está de olho em Icaraí, que tem 46 projetos de investimento turístico, liderados por 10 nacionalidades diferentes.

Ao lado da hotelaria, mais parques temáticos e o desenvolvimento do turismo náutico surgem, por exemplo, no leque de opções para quem pensa em investir no turismo cearense. A atividade de turismo náutico representa hoje quase 11% da economia do Ceará, índice que cresce acima da média nacional (10%).

Rotas turísticas
A política do Ceará para continuar consolidado o crescimento do Turismo é a aposta nas rotas turísticas. Atualmente são destaque cinco rotas, que beneficiam pelo menos 32 cidades cearenses do litoral, passando pelas serras, até chegar ao sertão.

Além da já consolidada Rota das Emoções, a Rota das Falésias, a Rota do Café, dos Mirantes da Ibiapaba e ainda do Cariri, segundo a Secretaria Estadual de Turismo, compõem o cardápio turístico cearense, reforçando a expansão da atividade por todo o Estado. 

Entre os principais objetivos para os próximos anos está o de fortalecer o turismo no interior do Estado, já que Fortaleza é um destino consolidado no cenário nacional e internacional. Alguns dos principais pontos de atenção são o fortalecimento do Cariri para além do turismo religioso e a internacionalização de Jericoacoara, além de parcerias com os governos municipais e federal.

Aeroportos
O aeroporto de Fortaleza, administrado pela multinacional alemã Fraport, vem realizando nos últimos anos uma expansão para atender ao aumento da demanda de passageiros. As primeiras obras realizadas depois que assumiu as operações do aeroporto contemplaram os sistemas operacionais, de iluminação, banheiros, wi-fi e sinalização, e a ampliação do Terminal de Passageiros.

Agora, a Fraport projeta a construção do conceito de aeroporto cidade, que será um grande complexo imobiliário com muitas oportunidades de investimento no entorno do terminal de passageiros. Ele contempla 800 mil metros quadrados para um complexo imobiliário com área para dois hotéis, um centro logístico, shopping e hipermercado. O acesso exclusivo pela BR 116 será para a área destinada ao Centro Logístico, bem como a sua conexão com o Aeroporto. A intenção é facilitar a logística de distribuição de mercadorias, por meio terrestre (bairros centrais, região metropolitana, interior do Estado etc.), e por meio aéreo (outros estados e países). No portfólio do projeto, a Fraport ressalta que se trata de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de empresas de e-commerce, varejo, logística e indústrias leves, que buscam agilidade nas suas operações e infraestrutura completa, além da possibilidade de acesso ao lado ar (pista) do aeroporto.

Inaugurado em 2017, o aeroporto de Jericoacoara, localizado no munícipio de Cruz, a 32 quilômetros da Vila de Jericoacoara, foi idealizado para fortalecer uma das principais atividades que geram investimentos para a região. Custos menores e a redução do tempo de viagem para chegar ao município são alguns dos benefícios que a operação do aeroporto proporcionou para a zona.

“De 2017 até hoje, o aeroporto cresceu muito. A capacidade inicial do empreendimento girava em torno de 200 mil passageiros por ano. Ele veio crescendo rapidamente, mesmo com uma pequena redução durante a pandemia. Os números são bastante animadores. Nos seis primeiros meses de operação, ele processou 30 mil passageiros entre pousos e decolagens. Em 2018, esse número aumentou para 96 mil, um acréscimo de mais de 50% em relação ao período anterior. Em 2019, mais um aumento, dessa vez para 113 mil. Com a pandemia em 2020, o volume ficou em torno de 56 mil passageiros. Entretanto, em 2021 foram 155 mil passageiros. Agora, em 2022, contabilizado até agosto, o aeroporto já transportou 213 mil passageiros. A capacidade inicial de mais de 200 mil passageiros ao ano já foi superada neste momento de retomada da movimentação turística”, revela Marcus Pacobahyba, gerente de Programas de Operações Aeroportuárias do Aeroporto de Jericoacoara.

Icaraí de Amontada: boom do turismo e do agro
Um dos destinos que desponta no cenário turístico do Ceará é Icaraí de Amontada, distrito do município de Amontada, conhecido carinhosamente como Icaraizinho de Amontada, há 200 km de Fortaleza. Seus ventos fortes atraem praticantes de esportes aquáticos como o Kitesurf e o Windsurf. “O valor dessa terra era quantos pés de coqueiro estavam sobre ela”, conta Roberto Cariri, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Amontada. Hoje, o coco continua sendo uma atividade importante da região, mas o turismo vem crescendo como nunca.

Com 46 investimentos em construção, de 10 nacionalidades diferentes, sendo quatro deles avaliados em mais de 400 milhões de reais (cerca de 75 milhões de dólares), Amontada, e mais especificamente Icaraizinho, vive um boom de crescimento no setor turístico graças a um projeto de crescimento que priorizou a construção de uma governança que inclui a identidade do local, com uma forte participação popular, por meio de associações, como a de bares e restaurantes, de hotéis, de pescadores, uma cooperativa de transportes, além de uma série de incentivos fiscais.

Não é difícil se encantar com Icaraizinho. Uma paisagem idílica, com uma praia de areias finas e mar azul, e o valorizado vento do Atlântico que entra no continente. O distrito já conta hoje com 208 pontos de acomodação, entre hotéis, pousadas e casas de veraneio. Em pouco menos de dois anos, o orçamento de Amontada passou de 330 mil reais (cerca de 62 mil dólares), para 4,5 milhões de reais (cerca de 850 mil dólares). “Além de incentivos e regulamentação, formamos o Conselho Econômico, que aprova o que precisa aprovar, e começamos a consolidar as políticas públicas”, explica Cariri. Um conselho formado por 14 pessoas que vão desde o Delegado de polícia da cidade a um representante da cultura popular de um distrito do interior do município.

No ritmo do seu crescimento acelerado, os problemas vão sendo resolvidos. “A questão energética era uma dor de cabeça”, diz Roberto. Em dezembro será inaugurada uma subestação de energia com investimento de 27 milhões de reais (cerca de 5 milhões de dólares). Na última celebração de fim de ano, Amontada recebeu turistas que gastaram em média 27 mil reais (cerca de 5 mil dólares) na cidade.

O agronegócio também é um patrimônio de Amontada. O município é sede da Cohibra, empresa dona do maior banco de genoma de coco híbrido do mundo. Ela vende as sementes deste produto por um valor 20 vezes maior do o do coco tradicional. “Outro dia o México levou 22 carretas de semente frutificada e fecundada. O coco que custa 30 centavos de dólar é vendido a 6 dólares. Nos últimos 60 dias, recebemos 12 países para conhecer a empresa e isso vai criando outro diferencial. Imagino o agronegócio vindo para cá, se hospedando neste ambiente, comendo este camarão delicioso e passeando neste mar”, projeta Roberto.

Multimídia
Rádio: Clea Girão, diretora comercial do Alchymist Group