Onde Investir

Home > Onde Investir > Segurança Hídrica: O recurso estratégico da água

Segurança Hídrica: O recurso estratégico da água

14:18 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

Para um estado em que as condições climáticas fazem da água um recurso estratégico, investimentos e planejamento são essenciais. Por isso o Ceará estabeleceu um Programa de Segurança Hídrica no Semiárido, para garantir o fornecimento de água para abastecimento humano e para as atividades econômicas do Estado, com alta margem de garantia.

O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará possui uma infraestrutura hídrica de açudes, poços, adutoras e eixos de integração entre as bacias hidrográficas. O conjunto dessas ações ampliou a garantia de oferta hídrica e tornou o Ceará um Estado mais resiliente aos períodos de seca. Entretanto, a seca registrada entre 2012 e 2016 trouxe consequências para o sistema, levando os principais reservatórios a exaustão.

Para elevar a eficiência dessas captações, a Secretaria de Recursos Hídricos traçou o Projeto Malha D’Água. O estudo traçou uma nova estratégia de abastecimento de água dos núcleos urbanos do Ceará, que, indiretamente, vai influenciar a dinâmica de oferta hídrica para os demais usos. A proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das Estações de tratamento junto a estes reservatórios.

Além disso, está sendo realizado um cruzamento da malha de adutoras planejadas com as rotas dos carros pipa, otimizando sua utilização e reduzindo as rotas dos carros pipa, influenciando também a qualidade da água para atendimento rural difuso.

No estudo que resultou na Concepção Inicial do Projeto Malha d`Água foram identificados 34 sistemas adutores e 4 Eixos de adutores de integração do Malha D’água, totalizando um investimento da ordem de 6 bilhões de reais (cerca de 1,13 bilhão de dólares).

A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de 643,3 milhões de reais (cerca de 121 milhões de dólares), com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial. A etapa do Projeto Malha D’água que contempla o sistema adutor Tauá – Arneiroz, se encontra em fase de conclusão. Já o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central já se encontra no início das obras.

Cinturão das Águas
O outro grande projeto também em curso no estado é o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Concebido para aumentar a capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o projeto já tem o primeiro trecho em fase de implantação. São 145,3 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

Para a Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado, o CAC vai elevar a garantia hídrica, uma vez que o aquífero Missão Velha, principal manancial da região para o atendimento de todas as demandas da população, apresenta os primeiros sinais de que atingiu o limite. Deste modo, ao estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, o CAC aumenta a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.

Outro benefício, não menos importante, propiciado pelo CAC, é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema terá sua captação no final do Trecho 1, em Crato ou Nova Olinda, e conduziria a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.

O Trecho 1, com início na tomada d’água na barragem Jati, tem extensão total de 145,3 km, terminando na travessia do rio Cariús. O Trecho está dividido em cinco lotes, sendo que os lotes 1,2 e 5 já foram concluídos. Já os lotes 3 e 4 já tinham 46,48% e 25,70% das obras em andamento em novembro de 2022. No total, 70,86% das obras já tinham sido executadas em novembro de 2022. Quando pronto, o Trecho 1 vai beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses. O investimento total é de 1,1 bilhão de reais (cerca de 207 milhões de dólares).

Multimídia
Podcast: Gianni Peixoto de Lima, assessor de Projetos Especiais da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará