Por Que Aqui

Home > Por Que Aqui > Ações Diferenciadas

Ações Diferenciadas

14:26 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

Programa Clusters de Desenvolvimento Sustentável e Inovação
Consiste na proposta de desenvolvimento de cada uma das 14 regiões de planejamento do Ceará por meio da introdução de inovações aos respectivos setores económicos de maior potencial, cuja formação de ensino superior e profissionalizante especializadas tenham maior oferta naquela região.

Seu objetivo é fortalecer a competitividade de cada região do Ceará por meio do estímulo à inovação em suas principais cadeias produtivas, gerando e distribuindo riqueza, retendo e atraindo talentos.

A partir da validação dos clusters regionais, iniciou-se a identificação dos problemas de cada setor. O processo ocorreu através de oficinas participativas moderadas pelos Cientistas Chefes de Inovação do Ceará e contou com a cooperação de atores regionais de empresas, instituições de ensino e governos municipais.

No ciclo 2021 foram priorizados 49 problemas de 23 clusters em 9 regiões de planejamento. Junto à priorização de problemas, foram selecionados 41 pesquisadores regionais de 12 instituições de ensino superior públicas e privadas no Ceará. O programa avançou para o ciclo 2022, onde foram priorizados 57 problemas de 30 clusters de todas as 14 regiões de planejamento do Ceará. Ao todo, 12 setores econômicos estão sendo atendidos nesse processo, que conta com 52 pesquisadores regionais bolsistas.

Cidade Empreendedora
O projeto Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação dos municípios, conectado com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento sócio econômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócio, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial. A estratégia do programa se baseia numa parceria e atuação sistêmica junto ao poder público, para que este seja um agente facilitador, junto ao mercado e à sociedade para estimular a formação de um capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento. Em seu primeiro ciclo no Ceará, em 2021, o Cidade Empreendedora atuou em 51 municípios.

Desafio Startup
Criado para atender os potenciais empreendedores estudantes do ensino superior do Ceará com um processo de formação voltado para o empreendedorismo inovador, o projeto Desafio Startup integra o esforço coletivo de parceiros de órgãos públicos municipais e estaduais, instituições privadas, sociedade civil e parceiros dos setores econômicos almejando o fortalecimento do empreendedorismo jovem e a criação de startups e projetos de inovação que possam vir a se tornar empresas. O Desafio é uma iniciativa do Sebrae/CE em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O primeiro lugar do Desafio Startup 2022 foi para o Projeto Ecoduz+, dos alunos do IFCE de Sobral.  Trata-se de um aplicativo de mapeamento e uso de energia, o APP Solarium, que faz diagnósticos práticos da geração de energia solar, detecção de sombreamento e sujeira, comparação com dados meteorológicos em tempo real, contatos e agendamento de suporte especializado, tudo isso de forma automatizada com Inteligência Artificial.

Crédito Orientado
Propõe uma trilha de atendimento para os pequenos negócios (microempresas e empresas de pequeno porte) que buscam acessar crédito, realizando intervenções antes, durante e depois da concessão do crédito. Para apoiar os negócios na fase de pré-crédito e de pós-crédito, o Sebrae/CE possui um amplo cardápio de consultorias e treinamentos, presenciais ou à distância, que podem melhorar o nível de gestão do negócio, tornando-o mais competitivo e preparado para os desafios do mercado. Para que cada negócio tenha um acompanhamento personalizado, foi desenvolvida a Jornada do Crédito, uma trilha composta por atendimentos individuais e coletivos com duração média de 30 dias.

Impulsiona Ceará: Fortalecendo os Arranjos Produtivos Locais
O programa tem a finalidade de contribuir para a atualização e a implementação de uma política de apoio ao desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Estado do Ceará, por meio da execução e monitoramento de ações para desenvolvê-los. O objetivo é apoiar a aceleração de negócios nas regiões do Ceará e, consequentemente, o desenvolvimento regional. O programa é viabilizado financeiramente pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e tem como executor o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Os APL são formados por um conjunto de atores econômicos, políticos e sociais, localizados em um território, desenvolvendo atividades produtivas especializadas em um determinado setor (primário, secundário ou terciário) e apresentam vínculos formais e informais ao desempenharem atividades de produção, interação, cooperação, aprendizagem e inovação.

Multimídia
Podcast: Kennedy Montenegro, secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará