Onde Investir

Home > Onde Investir > Polos Setoriais

Polos Setoriais

14:21 1 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O estímulo a integração e a modernização de um ecossistema industrial regional estão mais presentes no Ceará, desde 2019, quando uma iniciativa para fomentar uma Coordenadoria de Atração de Negócios, com foco prioritário no setor de comércios e serviços, foi idealizada no Estado. Somente entre os anos de 2021 e 2022, a atividade já gerou cerca de 144 milhões de reais (cerca de 27 milhões de dólares) em investimentos nos polos apoiados e aproximadamente quatro mil novos empregos. Em 2022, as regiões apoiadas pela coordenadoria incluem os polos Industrial do Cariri, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Industrial de Maracanaú, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), assim como o Multissetorial de Tabuleiro do Norte e o Moveleiro de Marco.

A ação foi elaborada para compor o Plano Plurianual (PPA) de 2019. O projeto é coordenado pela Secretaria Executiva de Comércio, Serviços e Inovação (CSI) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Ceará.

No programa, há uma equipe focada na prospecção ativa e de apoio aos investidores durante o processo de instalações de novos negócios na unidade federativa, um dos fatores primordiais para o crescimento econômico. Além disso, a iniciativa busca a expansão de negócios já existentes no Ceará.

Nesse sentido, o intuito é priorizar tanto os segmentos, quanto suas cadeias de atuação, privilegiando suas tendências de mercados nas vocações em que atuam. Ou seja, de maneira geral, há a busca por investimentos privados no Ceará, assim como a geração de oportunidades de emprego de alta qualidade.

“Em resumo, buscamos proativamente oportunidades de investimentos para o Ceará, com foco nos três principais desafios da Secretaria: aumentar a geração de empregos, a média da massa salarial e crescer a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no PIB Nacional”, ressalta Marcelo Santos, representante do setor de Atração de Investimentos para Comércio, Serviços e Inovação.

Para isso, são identificadas as possíveis oportunidades de investidores para que, a partir disso, seja apresentado o que é chamado pelo projeto de “Mapa de Atratividades do Estado”. Esse arquivo contém as vantagens competitivas que podem ser proporcionadas pelo Ceará como, por exemplo, incentivos fiscais e econômicos, infraestrutura, mão-de-obra qualificada e muitos outros benefícios.

A escolha desses locais foi baseada em três critérios. O primeiro deles diz respeito à quantidade de empresas. O segundo leva em consideração a dimensão de empregos, enquanto o último verifica o valor da massa salarial. Todos eles acrescidos do percentual total da região em que atua e a quantidade de apoios foi definida com base no PPA.

Dentro desses parâmetros, são analisados os pontos críticos de cada polo, assim como as necessidades do ambiente industrial. Além disso, é adicionada uma avaliação da existência de infraestrutura e composição da cadeia produtiva para, a partir disso, atuar articulando melhorias com base nas demandas encontradas. A orientação baseia-se na prospecção de que cada polo espelha a necessidade de mercado da região em que opera.

“Em relação às empresas, proporcionamos maior possibilidade de sucesso e uma melhor relação ‘custo x benefício’, pois identificamos os diferenciais que podem ser oferecidos pelo Estado e as regiões com a melhor ambiência possível em relação às necessidades do negócio da empresa”, avalia Marcelo Santos sobre os benefícios viabilizados pela iniciativa.

Considerando os municípios e as regiões as quais eles pertencem, a Sedet elege como vantagens a “geração de empregos, aumento das receitas e aceleração do progresso”.

Os avanços ocorrem porque a iniciativa viabilizou a prospecção de oportunidades de investimentos e a geração de empregos no Estado. Para realizar essas atividades, são identificados os investidores e seus respectivos projetos, que passam a ser apoiados pela equipe responsável pela coordenadoria, até seja feita a implantação do novo empreendimento.

Isso é possível porque há o mapeamento das atividades operacionais nos polos por meio do preenchimento de um formulário de planejamento estratégico. O documento é previamente elaborado pela equipe técnica, contando com a validação da Secretaria Executiva da Indústria. É a partir dessa atividade que são construídos os planos de ações com as etapas que serão executadas durante a execução projeto.

A projeção para o ano que vem é positiva, na avaliação de Marcelo. O planejamento projeta a intensificação da prospecção de novos negócios para geração de investimentos e empregos. Outra ação que deve ser fortalecida, implantada ainda no segundo semestre de 2022, é a capacitação de equipes municipais, além de apoio para que elas possam desenvolver atividades, de maneira proativa, na atração de negócios para as cidades.

Durante 2022, a Sedet promoveu, em conjunto com a Secretaria das Cidades, dois workshops, sendo um em Fortaleza, no mês de setembro, e o segundo em Sobral, em outubro. Há ainda a programação de um terceiro a ser realizado em novembro, na cidade de Juazeiro do Norte. A pasta, parceira da iniciativa, desenvolve um projeto com foco em “Cidades Inteligentes”.

“Em 2023 iremos dar continuidade ao trabalho de apoio aos polos, acrescentando novos polos à relação dos que já são apoiados. Mapearemos o contexto atual de cada polo por meio de um processo de planejamento estratégico, analisando as informações mapeadas, gerando plano de ação e apoiando as respectivas ações”, conclui Marcelo.