Entrevistas

Home > Entrevistas > Otávio Farah (FitBank): Capacidade para formar profissionais

Otávio Farah (FitBank): Capacidade para formar profissionais

12:58 24 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

Otávio Farah, sócio-fundador do FitBank

Criado em 2015, o FitBank é uma empresa de tecnologia brasileira, especializada em fornecer infraestrutura bancária. Única plataforma de tecnologia proprietária a fazer parte do SPB, o Sistema de Pagamentos Brasileiro, o FitBank tem como clientes bancos e fintechs, além de empresas que precisam levar soluções tecnológicas aos seus clientes. “Cerca de 70 milhões de brasileiros utilizam produtos com tecnologia desenvolvida pelo FitBank, através dos nossos clientes”, explica o sócio-fundador da empresa, Otávio Farah.

O FitBank tem cinco escritórios, sendo três deles no Ceará, que, segundo Farah, vem despontando no cenário nacional como um importante formador de mão de obra altamente qualificada no desenvolvimento de tecnologias de informação. Para descobrir novos talentos na área, a empresa, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, realizou neste ano o primeiro CyberCamp, um projeto colaborativo e de capacitação gratuita on-line em tecnologia e empreendedorismo, em que os participantes buscam soluções para o desenvolvimento de produtos e programas que aprimorem os processos dos serviços desenvolvidos pelo FitBank.

Como surgiu essa iniciativa de formar novos profissionais no mercado de trabalho do Ceará?
As necessidades da vida real nos impõem a busca por soluções. O setor de tecnologia demanda um número cada vez maior de profissionais qualificados – essa é uma realidade não só brasileira, mas global. Quando analisamos as possibilidades de expansão do FitBank, optamos pelo Ceará. Hoje temos cerca de 500 desenvolvedores no Estado. E temos uma estrutura de profissionais que vai além do setor de tecnologia. Foi especificamente a capacidade de formar profissionais nesse segmento que nos levou para o Ceará.

Quais são as vantagens competitivas que o Ceará oferece?
Engenharia de software é uma atividade sofisticada, que demanda gente qualificada, com talento para ciências exatas, e não é novidade que o Ceará desponta na formação desses profissionais. É um pessoal bastante preparado, dedicado e comprometido, que abraça a oportunidade profissional que oferecemos de atuar num segmento cada vez mais competitivo e rentável.

E como surgiu o projeto do CyberCamp em parceria com a Universidade Federal do Ceará?
O Fitbank trabalhava com tecnologia de ponta, criando soluções exclusivas, não só em termos de Brasil, mas globais. Recentemente lançamos uma tecnologia que permite a efetividade da construção dos bancos digitais. Simplificamos os processos e hoje entregamos uma tecnologia que é um ponto de partida muito forte para a consolidação de um banco digital. Estreitamos as parcerias com as universidades e escolas técnicas do Ceará para apresentar essa nova tecnologia Fitbank, formando grupos de trabalho para trazer novas soluções para essa tecnologia que desenvolvemos. Daí surgiu o CyberCamp. Descobrimos novos profissionais talentosos e vamos aproveitar essas soluções no desenvolvimento de produtos para nossos clientes.

Essa sinergia entre a academia e o setor de tecnologia é essencial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços…
Com certeza. Na universidade o estudante aprende a programar. Com a gente ele aprende a aplicar tudo o que aprendeu e ganhar dinheiro. Nosso objetivo é mostrar como o conhecimento técnico pode ser utilizado na prática.

Como você avalia o ambiente de negócios no Ceará?
O Ceará favorece a realização de projetos de ponta. Tem um empresariado aberto a novas tecnologias. Temos vários clientes no Ceará. E estamos buscando novos projetos no Estado. Mas, acima de tudo, estamos investindo fortemente na formação da nossa equipe. Tínhamos desenvolvedores de sistema e engenheiros de softwares. Mas, com a expansão das atividades partimos para a contratação de profissionais da área de produtos, comercial, marketing. Tudo isso foi puxado pela tecnologia. Hoje 500 dos 650 profissionais do Fitbank estão no Ceará. As ciências exatas nos levaram para o estado e agora estamos englobando profissionais de todas as áreas.