Entrevistas

Home > Entrevistas > João Jorge Reis (Aceav): Nossa terra é fértil

João Jorge Reis (Aceav): Nossa terra é fértil

16:49 19 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

João Jorge Reis, presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav)

O setor avícola cearense representa uma grande oportunidade para a produção de insumos, como a ração, segundo o presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), João Jorge Reis. Nesta entrevista, ele destaca a importância do aumento da produção de ração, que hoje é comprada em outros estados e manda uma mensagem para os potenciais investidores.

Como o setor avícola está posicionado hoje no Ceará?
Dominamos a questão tecnológica. Qualquer avicultor hoje sabe que a tecnologia é essencial para garantir a competitividade. Desde sempre o avicultor procurou acompanhar a melhor tecnologia que tem no Brasil. O setor avícola do Ceará é promissor, com um grande potencial de crescimento. Estamos em uma área de fácil exportação, próxima dos principais mercados importadores, em uma posição privilegiada.

Quais são as maiores oportunidades para os investidores no setor avícola?
Vemos uma oportunidade muito grande para quem quiser investir em insumos para fazer a avicultura crescer, porque o grande desafio da avicultura está na alimentação, na ração. Hoje temos que importar de outros Estados, mesmo tendo um Estado promissor na produção de grãos, que vem crescendo muito. Então, esse é o grande desafio e a grande oportunidade para que quiser investir nesse setor. Se tivermos uma maior produção de insumos dentro do Ceará, seremos muito mais competitivos. Um centro muito produtivo de grãos e que está inexplorado é a região do Cariri, onde podem ser produzidos muitos grãos.

Em termos de tecnologia genética o Ceará também é um grande centro regional…
Temos no Ceará uma empresa que detém material genético aqui em uma granja em Paracuru. Ela ela é muito importante para o fornecimento desse material genético não só para o Ceará, mas para vários estados do Norte e do Nordeste.

Que análise você faz dos financiamentos disponíveis para o setor?
O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste são parte importantíssima do desenvolvimento do setor avícola.

Que mensagem você transmitiria para os investidores interessados em vir para o Ceará?
O Ceará é um Estado fantástico, começando pelo seu povo. Um povo muito receptivo, muito educado, com um espírito empreendedor espetacular. Não tem nada de preguiça por aqui. Todos querem a oportunidade adequada para expressar a sua aptidão. A nossa terra é fértil, você tem é que irrigar, temos que dar as condições, fazer as complementações necessárias do ponto de vista da adubação e ter coragem. Uma água bem administrada faz milagres. E a quantidade de sol que tem no Ceará é fabulosa, o que incrementa a produtividade.