Ceará

Home > Ceará > Ceará Veloz: Diferenciais competitivos

Ceará Veloz: Diferenciais competitivos

13:12 14 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

O Ceará Veloz tem o objetivo pensar propostas de interações do Ceará no campo econômico, tanto do ponto de vista público como privado, indicando novos padrões de atuação do Estado e o uso eficiente dos recursos públicos, na otimização dos gastos públicos e na potencialização de receitas não tributárias.

Outro aspecto importante do Ceará Veloz está relacionado aos padrões de intervenção do governo do Estado, em especial em relação às mudanças estruturais no sistema de incentivos fiscais e na construção de uma ambiência para atração de negócios estratégicos para o desenvolvimento do Estado. Veja aqui as informações sobre incentivos fiscais.

O trabalho destaca, em sua primeira parte, as diretrizes básicas do Plano de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Entre elas estão a aderência das políticas públicas de desenvolvimento econômico aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com destaque aos aspectos Sociais e Ambientais; a melhoria do Ambiente de Negócios, priorizando a desburocratização dos processos de Alvarás, licenças e demais documentos de instalação e funcionamento de unidades produtivas; o estabelecimento de um Estado Competitivo e Sustentável no apoio a infraestrutura e logística intermodal; o incentivo econômico a cadeias produtivas alavancadoras do desenvolvimento; os avanços nas bases de Ciência e Inovação para a transformação digital do Estado-Mercado, com apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas e aquisição de tecnologias; e o fomento a financiamentos e parcerias de investimento que alavanquem a promoção e atração de investimentos produtivos para o Estado e Mercado, entre outros.

O Ceará Veloz também avalia os impactos econômicos da crise do novo coronavírus na economia cearense, levando em conta as mudanças nos cenários mundial e nacional e uma análise do desempenho da economia cearense nos seus diversos setores econômicos no período do início de janeiro a julho de 2020.

O trabalho destaca os diferenciais competitivos do Ceará, como sua estabilidade fiscal e liderança de investimentos públicos no Brasil, sua localização geográfica, reconhecida também pela sua trinca de hubs, Aeroportuário, Marítimo e Tecnológico, com cobertura de fibra ótica que coloca o Ceará como um dos estados mais conectados do país. Além disso, conta com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que abriga um dos melhores portos do Brasil, englobando ainda a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em funcionamento no país. O Ceará também é pioneiro no setor de energias renováveis no país.

E no fim, o Ceará Veloz trata das ações estratégicas transversais para estimular o crescimento econômico do estado, que teve como estudos referenciais os planos Ceará 2050; Fortaleza 2040; Rotas Estratégicas, da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Plano de Governo do Ceará – Estado Criativo, Inovador e Transformador; a Política Regional de Desenvolvimento do Nordeste – PRDNE, coordenada pela Sudene; e o trabalho Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, elaborado pela ONU.

Essa parte do trabalho trata dos desafios estruturais para o desenvolvimento do Ceará e o detalhamento das propostas de ações estratégicas contendo as ações de natureza transversal, contemplando as áreas de infraestrutura, tributação, simplificação e desburocratização, capital humano, economia do conhecimento e inovação, trabalho, empreendedorismo e informalidade.

Clique aqui para conhecer as três edições do Ceará Veloz.