Entrevistas

Home > Entrevistas > Professor Barros Neto (UFC): Visão de longo prazo

Professor Barros Neto (UFC): Visão de longo prazo

11:40 18 de novembro de 2022 Por Daniel Oiticica

Professor Barros Neto, coordenador do Ceará 2050

Plataforma de desenvolvimento estratégico que traça alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará para as próximas décadas, o Ceará 2050 conta com a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a liderança do professor José de Paula Barros Neto. Nesta entrevista, Barros Neto destaca que a plataforma é fundamental para a promoção de políticas públicas de longo prazo.

Como você avalia o andamento dos programas do Ceará 2050?
Temos na realidade 20 programas definidos, sendo que em cada um deles, várias ações. Algumas já estão sendo colocadas em andamento, enquanto outras serão implementadas mais à frente, devido aos prazos dos projetos. Além disso, todo o planejamento é suscetível a ajustes. É o caso, por exemplo, da inclusão do hidrogênio verde no projeto, algo que surgiu mais recentemente, durante e após a pandemia.

Qual é o papel da UFC no suporte aos projetos?
É de muita importância para o sucesso das iniciativas. A Universidade é uma terceira parte na condução dos projetos, ao lado do Estado do Ceará e da iniciativa privada, fazendo a mediação e ajudando a definir os processos. Além disso, a UFC tem a expertise na coordenação de projetos de grande porte e, acima de tudo, a responsabilidade de disseminar o conhecimento. Tudo o que é gerado no projeto Ceará 2050 pode ser repassado para a sociedade, para alunos e professores. Esta é a contribuição que queremos dar ao projeto e ao Ceará.

Como o projeto Ceará 2050 beneficia o desenvolvimento do Ceará?
Acho que os efeitos serão muito positivos. É preciso lembrar que o Brasil tem uma deficiência no planejamento de longo prazo. E isso se aplica tanto ao poder público como ao setor privado. E essa visão de longo prazo é fundamental para que os governos possam pensar em políticas públicas, que normalmente demandam muito recurso e tempo de implementação. Quanto mais cedo pensarmos nessas questões, mais rapidamente poderemos dar novos rumos ao desenvolvimento do Ceará. Esse é o objetivo principal do Ceará 2050: pensar o Estado e trazer propostas para o futuro.

Como você avalia a importância das parceiras entre a Academia e a administração pública em projetos de desenvolvimento como o Ceará 2050?
É uma relação fundamental, no mundo todo. A Academia tem a geração e a sistematização do conhecimento, o método de pesquisa, enquanto o poder público tem a compreensão das demandas da sociedade, o que permite definir políticas públicas e projetar o futuro do Estado. Todo mundo ganha quando os dois trabalham juntos.